ENDED
00 HOUR 00 MIN. 00 SEC.

Ended in
Any bid made in the last 2 minutes of the auction will automatically reset the auction timer to 2 minutes remaining.

O tempo é fugaz
€50.00 $50.15 approx.
This auction has ended.

Description

Fotografia
29,7cmx42cm
Autor: Carlos Filipe

- Sobre o autor
Comecei a fotografar em 2009 por mera curiosidade…objetos simples…situações banais. Fui, eu próprio, o meu primeiro modelo numa série de autorretratos, porque, além de não possuir candidatos, o que queria expor não poderia ser feito por mais ninguém visto tratarem-se de situações minhas. Medos, desilusões e desejos que eram só meus.
Aos poucos comecei a retratar os outros…centrando-me nos olhares, no que lhes ia na alma… e comecei a juntar um conjunto de imagens que retratavam alguém e que ao mesmo tempo retratavam situações comuns a muitas pessoas que as visualizavam nas exposições que fiz.
O meu percurso sempre se baseou na experimentação.
Experimentar novas técnicas de retratar e expor coisas não visíveis a olho nu. Ao longo dos anos consegui gravar em imagens a menina cujos pais se divorciaram e a fizeram sentir-se nua, a rapariga bonita que o namorado fazia sentir-se princesa, mas que a maltratava quando estavam sozinhos no castelo, o homem que via a sua vida esvair-se em cada cigarro que fumava… foi assim que fui imortalizando fantasmas e medos particulares e, ao mesmo tempo, comuns a muitas pessoas. Nunca consegui traçar um estilo, uma tendência… saltitei das cores ao preto e branco, dos olhos felizes aos corpos martirizados, das felicidades esporádicas aos desesperos sem fim aparente.
Ao longo dos anos fui juntando numa caixinha pessoas, momentos, medos, agonias, alegrias e curiosidades.
Decidi parar alguns anos e viajar pelo mundo. Conheci novas pessoas, vivi novas experiências, desiludi-me, apaixonei-me, sofri e fui recarregando baterias para novos retratos.
Terminei o meu hiato quando achei que já tinha mais material para construir. Recomecei do zero… congelando imagens felizes, imortalizando momentos simples como nascimentos, passeios com o meu cão e aos poucos voltei a abrir a caixa para recomeçar o meu percurso de renascimento.
Encontrei o meu mercado quando comecei a fotografar animais para angariar dinheiro para Associações de Defesa animal e foi aí que me decidi especializar nesta vertente. Abri o meu estúdio em 2019 e nesse mesmo ano lancei o meu livro de fotografia “Amigos (Im)Perfeitos” que relança a discussão sobre a temática da perfeição e da imperfeição. O livro deu lugar também a uma exposição que percorreu algumas localidades e mostrou ao público a beleza da fotografia de animais imperfeitos.
Atualmente recebo animais de rua que fotografo para estimular à sua adopção enquanto ofereço a quem me procura a possibilidade de ter recordações dos seus melhores amigos uma vez que também fazem parte da família.

Sobre a associação:
A Animalife é uma associação de sensibilização e apoio social e ambiental, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída em outubro de 2011, cujo objetivo é diminuir o grave problema do abandono animal, atuando a montante sobre uma das principais causas de abandono em Portugal: a vulnerabilidade económica e social das famílias.

Desenvolvem três programas de apoio:
- apoio a associações e grupos de proteção animal;
- apoio a famílias em situação de carência económica;
- apoio a pessoas em situação de sem-abrigo com animais a cargo.

O valor angariado com este leilão destina-se aos programas de apoio social da Animalife.

Os portes de envio serão à responsabilidade do vencedor (correio registado).

O pagamento é realizado por transferência bancária. No final do leilão, será comunicado ao vencedor por email os dados bancários. O pagamento deve ser efetuado no prazo de quarenta e oito horas.

Last bids

Comments (0)

  • Be the first to comment this auction.

Other auctions



 
Are you related to a charity or know any that you would like to see on Esolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity