ENDED
00 HOUR 00 MIN. 00 SEC.

Ended in
Any bid made in the last 2 minutes of the auction will automatically reset the auction timer to 2 minutes remaining.

S/Titulo - ref: 012
€500.00 $501.50 approx.
This auction has ended.

Description

Leilão Solidário de 5 de Janeiro a 28 de Janeiro
Destinado a ajudar o Martin, o valor angariado reverte na totalidade para o próprio.

Obra:
Albertino Eduardo
Quadro: S/ Titulo
Medida: 100x100
Técnica: Misto sobre madeira

A história do Martin:
"O meu nome é Amaya e sou a mãe do Martin, venho contar-vos uma história… a história do Martin!
O Martin é o mais novo de 4 irmãos. Sempre foi o caçula da família… amado e consentido por todos! Simplesmente porque é capaz de dar a volta a todos com a sua graça e boa disposição. O Martin é um menino alegre, muito divertido, amigo dos seus amigos, sensível, adora animais e o último pedido que fez ao avô foi que queria uma Cabra ?
Tem espírito aventureiro.
Ficar horas em frente ao computador ou à televisão não é para ele! O Martin gosta de saltar no trampolim, aprendeu a tocar piano de ouvido e já dá uns toques na bateria do Tio. Passa horas a aprender truques com o seu Skate, adora pegar na sua prancha e surfar umas ondas na praia de Moledo com os seus amigos! A sua grande paixão é a Baliza do Ancora Praia Futebol Clube… e tem lá amigos do coração. O Martin é um guerreiro que por infortúnio do destino se encontra a travar uma das maiores lutas da sua vida! Uma luta que nenhuma criança deveria ser obrigada a travar… porquê de um dia para o outro a vida do Martin deixou de ser feliz! A vida do Martin mudou, a vida da família do Martin mudou, a vida dos amigos do Martin mudou… de um dia para o outro o nosso Tin deixou de ser o menino que era e passou a ser outro….
Estávamos quase quase no Natal! Já só pensávamos nas férias e nas prendas… e a caminho de casa, depois da escola e de um almoço com um amigo e a sua mãe o Martin foi vítima de uma terrível negligência… a pessoa que conduzia o carro que transportava o Martin passou um semáforo em vermelho, não ouviu um sinal sonoro e também não viu um carro parado que esperava que as barreiras da linha do comboio abrissem, contornou a primeira barreira e só quando o comboio apitou e os meninos gritaram se apercebeu do que estava a fazer e acelerou levando a segunda barreira em frente. Mas foi demasiado tarde para o Martin. O comboio embateu contra a traseira do carro. Projetando o carro para fora da linha.
Os momentos que se seguiram foram de um pânico terrível. Porquê a passagem de nível fica a escassos metros da casa do Martin. O pai estava no exterior da casa e em seguida percebeu o sucedido. Correu para o carro e apesar de que todos lhe diziam para não mexer nele, ele retirou-o do carro e rapidamente percebeu que o Martin já não tinha pulso e como pode e sabia tentou prestar-lhe os primeiros socorros até à chegada dos bombeiros e do Inem. Depois de longos minutos de tentativa de reanimação e graças ao excelente trabalho dos bombeiros voluntários de Caminha e à insistência do Pai, o Martin voltou à vida!
O amiguinho do Martin e a sua mãe saíram ilesos…
Os dias que se seguiram foram de verdadeiro desespero e desânimo.
Passou o Natal, o ano novo e até o seu aniversário e o Martin continuava no hospital em estado crítico. Passou por uma cirurgia muito complicada e foi essa mesma cirurgia e essa equipa médica que acreditaram que era possível que lhe salvaram a vida.
O facto de o Martin ter sobrevivido a tamanho acidente e impacto ninguém consegue explicar. Não existem casos como o do Martin no qual os médicos se possam basear para fazer um prognóstico. O Martin como consequência desta negligência tem uma lesão na medula espinhal da C0 a C4. Uma lesão cerebral grave provocada pelo impacto e pela falta de oxigénio, um desvio na anca e mais algumas fraturas.
Está neste momento, traqueostomizado, ventilado 24h, não fala, é alimentado por botão gástrico, tem uma tetraparesia e consequentemente dependência total. Somos nós pais que assumimos o papel de enfermeiros 24h por dia, ficando toda a nossa vida em suspenso para poder dar o melhor ao Martin. Temos a nossa própria empresa, vamos trabalhando como podemos pois dependemos do nosso trabalho para viver e dar o melhor ao Martin…
Hoje o Martin está em reabilitação em Braga tem com ele uma equipa multidisciplinar especializada em reabilitação neurológica em idade pediátrica.
A reabilitação Pública não oferece respostas para o Martin, as terapias que proporcionam são básicas no tipo de tratamento e nas horas proporcionadas para o efeito e sem especialidade neurológica.
A ideia que nos foi transmitida é que nos seria ensinado a cuidar do nosso filho com deficiência e que a fisioterapia seria apenas para o manter ativo. Jamais foi pensado pelos fisiatras e terapeutas a reabilitação do Martin para que pudesse voltar a ter um mínimo de qualidade de vida! É considerado um caso perdido no qual não vale a pena investir nos centros geridos pelo Estado. E isto é algo real! Acontece ao Martin e a muitas outras crianças em situações semelhantes.
Não nos restou outra solução se não procurar ajuda na reabilitação privada e em terapias e tratamentos alternativos.
Ouvimos muitas vezes ao longo destes 9 meses que é importante saber gerir as expectativas e não querer mais do que o que é possível! Mas como família não concordamos e queremos mais, muito mais, porquê ser pai é não desistir, é seguir em frente e lutar, ser positivos quando tudo é mau! Sim devemos sonhar! Porquê se não formos nós a faze-lo ninguém se vai preocupar com o Martin! Por isso as nossas expectativas estão sempre bem altas porquê é isso que nos faz avançar!! E a gestão psicológica das mesmas é problema nosso! Somos plenamente conscientes de tudo mas nada nos é dado como garantido e o Martin demonstra todos os dias que é um guerreiro e ficou cá para vencer e nos dar uma grande lição de vida e determinação a todos ?
Quanto ao acidente e ao apuramento de responsabilidades segue o seu curso legal… e todos sabemos que será um processo muito demorado. Quanto à Seguradora da Proprietária do veículo não está neste momento a providenciar ao Martin e à família o que eles realmente necessitam! Já que também acham que não vale a pena investir numa criança com lesões como as do Martin. E que certamente ele não vai resistir à chegada do inverno visto ser uma criança ventilada 24h!
A pessoa que colocou o Martin nesta situação e pela qual toda a família sentia uma grande estima, não sabemos se aprendeu alguma coisa ou não com o grave erro que cometeu mas deveria aproveitar para repensar a sua vida! O perdão começa quando quem erra é consciente dos erros que comete e aprende a viver com eles, a verdade sempre! Essa é a única forma de nos perdoarmos a nós mesmos ?
Pouco depois do acidente e depois de sabermos o que realmente tinha acontecido quebramos o contacto. Escolhemos como pais não o permitir. Alguém que faz o que faz e nega a sua responsabilidade (coisa que juridicamente prejudica muito o Martin), e só aparece no hospital para apoiar o Martin e a família 1 mês depois do acidente não merece qualquer contacto da nossa parte.
O único que nos importa é o Martin! Esse é o nosso foco! Por isso no decorrer destes muitos meses ninguém ouviu falar nada da nossa parte, esta é a primeira vez que nos expomos e falamos do assunto!
Para a família do Martin tudo mudou…. Tivemos de abandonar a nossa terra, o nosso lar, ficar longe do resto da família e dos nossos amigos, mudar de escola… mudar tudo para ficar perto do Martin e assim poder dar-lhe as melhores terapias e o conforto de um novo lar e da família que sempre teve! Porquê a nossa casa é onde estão os nossos ❤️
Com esta página pretendemos como família alertar que o que aconteceu ao Martin pode acontecer a qualquer um… por isso… quando alguém der boleia ao seu filho pense se realmente é uma pessoa suficientemente responsável para o fazer, se você transportar crianças no seu carro, tenha cuidados redobrados com os seus e com os dos outros.
Se estiver com pressa, saia mais cedo!
Se estiver com problemas e com a cabeça noutro lado, não pegue no carro. Pense no Martin. ?
Se estiver com sono, pare o carro e durma. Obrigue sempre os ocupantes do seu carro a colocar o cinto de segurança, porquê bastam uns segundos para destruir a vida de uma família e acabar com o futuro de uma criança.
Como a união faz a força, ninguém vai desistir de lutar pelo Martin. Ele é um guerreiro e tem demonstrado uma valentia e coragem enorme e está na mão de todos os que o acompanham ajudá-lo nesta luta! São muitos… cheios de ideias e vontade de ajudar!!E a todos agradecemos o apoio incondicional que nos prestaram ao longo destes meses.
Aos que se vão juntar a nós agora através desta página pedimos que os vossos pensamentos e energias positivas estejam com o Martin! Porquê o amor vence tudo ?"

https://m.facebook.com/Martin-o-guerreiro-101692008943088/

A obra pode ser recolhida em Vila Nova de Cerveira (local a combinar).
Caso o vencedor pretenda o envio feito por transportadora ou via CTT, os custos serão da sua responsabilidade.

O pagamento será feito por transferência bancária. Os dados serão enviados automaticamente por e-mail no final do leilão.

Last bids

  • No bids

Comments (0)

  • Be the first to comment this auction.


 
Are you related to a charity or know any that you would like to see on Esolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity